terça-feira, 30 de outubro de 2007

Amigos Fiéis e Inseparáveis


Este Post é inteiramente dedicado aos Deficientes Visuais, que com louvor se inter-relacionam com os grupos e sociedade numa boa: sem medo da exclusão, sem receio de sofrerem preconceito e acima de tudo, com desejo de viver e ser feliz.

Mas o que chamou minha atenção para esta discussão foi que justamente hoje, encontrei um grupo de Deficientes Visuais reunidos no ponto do ônibus. Enquanto eu reclamava do veículo que não chegada e do calor insuportável que fazia, eles conversavam animadamente.

Primeiro eram dois que estavam no ponto, depois chegou mais um e os outros já o conheciam. Se cumprimentaram como se fossem amigos de infância - uma relação de cumplicidade e amizade fortíssima.

Cada um com seus equipamentos indispensáveis, subiram no ônibus e ocuparam os lugares destinados a eles.

O que mais mereceu aplausos, foi que durante a viagem mais um deficiente subiu e os outros ameaçaram levantar para doar o lugar que já estava ocupado por eles. ( Uma cena comovente e bonita).

Mas se não bastasse todos esses acontecimentos no meu dia, encontrei mais um deficiente visual voltando para casa. Este saia do metro e andava muito rápido, com um pouco de dificuldade mas me parecia determinado à seguir, sem o auxilio de ninguém.

Eu então ofereci ajuda e ele foi logo dizendo : " A plataforma 2 é do lado esquerdo, correto?".
Respondi que sim e tentei guiá-lo, mas foi difícil acertar o passo junto com ele, pois caminhava rápido demais. Cheguei a conclusão que preciso melhorar meu condicionamento fisico ( risos).

Ai, vim pensando como iniciar este texto abordando os obstáculos, a amizade e força dos deficientes quando olhei pela janela e vi o homem que ajudei, andando mais rápido ainda, virando uma esquina e subindo ladeira.

Comecei a sorrir de admiração tamanha coragem, esforço e superação daquele homem que não sei o nome, mas deveria ter perguntando para citá-lo no texto. Então, cheguei a seguinte conclusão:

" Os cegos são pessoas especiais porque possuem uma capacidade de enxergar a vida com os olhos do coração, o que nós não conseguimos fazer durante uma vida inteira; Além disso, cada um deles são na verdade seu próprio amigo fiel e inseparável. E nós que temos capacidade de sobra para ver, não acreditamos em nós mesmos".

A ADEVA ( Associação dos Deficientes Visuais e Amigos) traz uma série de informações para quem desejar conhecer e se adaptar mais ao mundo dessas pessoas tão especiais. http://www.adeva.org.br/

Grande beijo
Até breve

Nenhum comentário: