quinta-feira, 2 de julho de 2009

Jiló que te quero Jiló



Oi Galera!

Hoje o assunto é comida. Muitos vão achar que eu tenho mal gosto, porque escolhi falar de Jiló. Sim.... aquele negocinho verde que todo mundo não gosta e tem a sensação de ser comida de passarinho. Aposto que seu pais já alimentaram o passarinho com um bem verdinho. Acertei?

O jiló é uma planta muito cultivada aqui no Brasil e muitos confundem com legume, por ser amargo. Tem uma canção de Luiz Gonzaga que diz:

Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
E amarga que nem jiló


Mas a verdade é que o Luiz Gonzaga não veio em minha residência, comer o Jiló frito da minha mãe. Eu dúvido que falaria mal, muito pelo contrário, iria compor outra canção falando maravilhas do Jiló da Dona Judith.

Se bem que... se este compositor viesse na minha casa comer o tál Jiló ia sair briga. Eu devoro uma travessa do Jiló da dona Jú. Gente é a maravilha do século essa planta. Agora que eu sei que não é legume tenho propriedade pra dizer!

Pior de tudo.... fui pedir a receita para minha mãe e postar aqui no blog, mas é tão simples que tenho vergonha de colocar os ingredientes. Uma coisa é certa pessoal: Comprem bastante Jiló, dá até pra substituir pela batata frita, juro mesmo! Ai que delícia....

Segundo o Wikipédia (enciclopédia livre), o Jiló é uma planta herbácea. Então meus parabéns a plantinha herbácea que maravilha abençoada o Jiló. Os passarinhos da minha casa que me perdoem, mas com o Jiló frito da minha mãe eu não dou nenhuma rodelinha pra eles.

Eu sugiro que façam a receita e saboreiem com uma xícara de café com leite bem quente. Gente, eu amo!!!!!

Beijinhos com saudades do Jiló,
Paula



JILÓ FRITO ( By Dona Jú)

1- Cortar o Jiló em rodelas
2- Fritas com a casca
3- Temperar a gosto
4- Servir crocante

Nenhum comentário: